top of page

A história por trás da guerra Israel Palestina

  • martinscinthia6
  • 15 de out. de 2023
  • 2 min de leitura

ree

Para entender melhor vamos passar brevemente sobre a história por trás dessa guerra. O que sabemos sobre esse tema é que essa "guerra" vem se arrastando há anos.

14 de maio de 1948 -> Fim do Mandato Britânico na Palestina

Proclamação do Estado de Israel.

Após a proclamação cinco países declararam guerra ao recém criado país (Israel)

  • Guerra árabe-israelense -> Primeiro conflito entre árabes e israelenses, após um ano de batalha Israel vence a guerra e expande seu território ocupando a Jerusalém Ocidental. Já a sua vizinha Jordânia fica coma Cisjordânia e a Jerusalém Oriental e o Egito fica com Gaza. Após essa guerra os palestinos continuaram sem um país. Essa guerra terminou a mais de 70 anos e se tem consequências até hoje. Esse conflito atingiu principalmente os árabes que viviam naquela região tendo que deixar suas terras, casas porque foram ocupadas pelas Forças Israelenses. Aproximadamente 750 mil palestinos tiveram que fugir para outras cidades da região ou para países vizinhos como a Jordânia. Então os palestinos começaram a chamar esse evento de NAKBA que em árabe significa "destruição" ou "catástrofe", mancando justamente no dia da criação do Estado de Israel. Segundo é a divisão: a Cisjordânia e o lado Oriental de Jerusalém e a Faixa de Gaza.

  • Crise de Suez (1956) -> Uma crise no Canal de Suez trouxe outro confronto militar, mas dessa vez entre Egito e Israel com apoio do Reino Unido e da França, após 9 dias de combate as forças militares desses países se retiraram e as fronteiras permaneceram do mesmo jeito.

  • Guerra dos Seis Dias -> Terceiro confronto que durou apenas sei dias, Israel ocupou a Cisjordânia , Gaza, Colinas de Golã e Sinai que pertencia ao Egito.

  • Guerra do Yom Kipur (último conflito 1973) -> Em 73 foi a vez do Egito e Síria entrarem em guerra com Israel, essa guerra durou 20 dias w suas consequências foram vistas por vários anos. Em 78 o Egito se torna o primeiro país árabe a assinar a paz com Israel (Acordo de Camp David). Egito recupera Sinai e renuncia à Faixa de Gaza.

Um tratado assinado pelo Egito e Jordânia com o Estado Judeu. Esse ponto marcou um importante relacionamento de Israel com os outros países árabes. Apenas o Irã reconhece o Estado de Israel.

Com essa breve passagem pela história por trás da guerra é que se pode ver que esses conflitos perdurarão por muito tempo , até porque muitos países árabes acham a ocupação ilegal e vão sempre querer essas regiões de volta.


 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Cinthia Martins. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page